23 de maio de 2016

Museus dedicados à moda!

  Como podemos observar a moda mudou durante os tempos e continua mudando. Cada dia uma coisa nova, um jeito novo de se vestir! Para mostrar essas transformações existem pelo mundo museus dedicados à moda, abordando tendências passadas e as que podem vir a ser. Moda não é apenas vestimentas é uma relação com você, com seu humor, seu dia, sua vida. E isso faz o seu estilo!


1.ModeMuseum, Antuérpia


Se você busca uma experiência que vai além de roupas exibidas em manequins por trás de vitrines, então este museu pode se tornar o seu preferido. O MoMu, que tem mais de 25 mil peças no seu arquivo, pensa em como cada modelo será exibido, montando verdadeiros cenários que levam em consideração a época e a inspiração do designer para compor a peça.
Publicidade

A ideia do museu é servir como um testamento tangível de cada uma das inovações e contribuições de grandes nomes da moda belga como Raf Simons, Haider Ackermann e Martin Margiela para o cenário fashion.



2.Musée Galliera, Paris


Não existe lugar melhor para saber sobre moda do que Paris, certo? O Galliera começou na década de 1920, quando o historiador e colecionador Maurice Leloir decidiu doar as mais de 2 mil peças e acessórios que tinha para a Cidade de Paris, desde que fossem usadas para criar um museu sobre vestimentas.
Atualmente com mais de 100 mil modelos no arquivo, o Galliera contém itens que passam por alta costura e prêt-à-porter, e sua coleção do século 18 é uma das maiores do mundo, com o maior número de roupas da época do Iluminismo.


3.Bunka Gakuen Costume Museum, Tóquio

Inaugurado oficialmente em 1979, este museu é parte do Instituto Bunka Gakuen, criado em 1923, e que começou como uma coletânea de roupas ocidentais, principalmente europeias, além de alguns modelos de roupas tradicionais japonesas. No entanto, após a Segunda Guerra Mundial, o museu recebeu uma série de doações de roupas do sul e sudeste asiáticos, e ele, então, se estabeleceu como um museu focado em roupas étnicas, principalmente da Ásia, mas também da África, Europa e América Latina. 


4.Victoria & Albert Museum, Inglaterra

O foco aqui é a história: pense em modelos que marcaram época, a evolução dos vestidos e das vestimentas femininas, a alta costura do pós-guerra... O V&A é a uma verdadeira viagem no tempo quando se fala de moda.
Atualmente, o local conta com uma exposição que mostra o como as roupas íntimas mudaram com o passar dos séculos e a sua relação com a moda do dia a dia e de alta costura.


5.Metropolitan Museum of Art, Nova York

Um dos museus mais famosos e conhecidos da área, o Anna Wintour Costume Center conta com 35 mil peças em seu arquivo, entre roupas e acessórios femininos, masculinos e infantis. Apesar de não ter uma exposição permanente, por causa da delicadeza de alguns dos tecidos de seus modelos, o museu conta com dois tours que podem ser desfrutados o ano todo: Fashion in Art e Costume: the art of dress.
Além disso, a cada ano o museu monta uma exposição especial, relacionada ao tema do renomado baile do MET, que acontece todo mês de maio. Entre exposições como PUNK: Chaos to Couture (2013) e Jacqueline Kennedy: The White House Years (2001) está a mostra Alexander McQueen: Savage Beauty (2011), a mais visitada em toda a história do instituto.


Para quem quiser ver  matéria na integra só visitar o site m de mulher, Vai encontrar essa e outras dicas ótimas sobre moda, beleza etc...





Nenhum comentário:

Postar um comentário